segunda-feira, agosto 1

Meditação: Mulheres inteligentes caminham com mentores ou em liderança!!

Quando leio a história de Ruth, vejo que aí se encontra o perfil delineado do que é uma líder de honra, mentoreada por uma líder indesistível.

Na vida de Ruth, vemos muitas virtudes de uma mulher inteligente, uma mulher de honra, assim como na vida de Noemi; e o resultado foi que nasceu uma incrível mulher com muita estrutura: emocional, afetiva, social e espiritual, e com um valor indissolúvel na aliança.

Descobrimos que mulheres inteligentes caminham com seus mentores, lado a lado. Não existe ninguém de êxito que, por detrás, não tenha envolvido o valor da figura de um mentor. Quais, então, as características de uma líder inteligente que segue seu mentor?

1. Caminha junto sem interesses pessoais

Ruth, mesmo já havendo conquistado o coração de Noemi e de ser na vida dela uma ex-nora, não admitiu a possibilidade de ser uma ex-discípula, pelo contrário, provou pelo princípio da honra que sem mentores não há sobrevivência. Por isso, aprendeu desde cedo a vencer as futilidades da alma, decidiu absorver motivações corretas e evitar a rota das motivações equivocadas. Ela venceu o interesse pessoal.

2. Caminha junto, vencendo as desistências do líder

Os infortúnios que traumatizaram a sorte de Noemi, que fizeram de uma mulher doce, uma mulher amarga, não conseguiram roubar do coração de Ruth essa sensibilidade de honra, de saber que a amargura de Noemi era uma fase, mas a doçura do seu caráter já era consolidado.

Noemi era doce e estava amarga. Era um estágio temporário. E Ruth considerou os dias difíceis do discipulado. Muitos líderes, por mais fortes que sejam, têm o dia da sua amargura.

Qual é o discípulo que sabe suportar os dias difíceis e amargos do seu mentor? Acredito que só aqueles que chegaram a uma certa maturidade, gestando uma confiança a ponto de assumir a amargura do seu mentor e devolver a parte de doçura que já havia recebido dele.

De que maneira? Com palavras: "Onde quer que tu fores, irei eu...”. E atitudes: “...o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” E ação consolidadora entre palavras e atitudes: “...a tua sepultura é a minha sepultura”.

3. Caminha junto, vencendo a proposta de desistir da caminhada

Ruth tinha toda liberdade de começar a sua vida na Terra de Moabe, já conhecia a cultura, os costumes e a geografia. Todos conheciam o seu currículo. Ela poderia se adaptar mais velozmente naquela Terra, mas abriu a mente, pois tinha sido liberta e recebeu cura. Ela entendeu que andar com mentores fortes é uma ferramenta para vencer as dificuldades do futuro. É muito fácil desistir... Na verdade, essa é a característica dos líderes comuns. Eles são sócios da desistência.

Mas, o que fez de Ruth uma pessoa diferente de Orfã, se ambas estavam discípulas? A forma como se lê o mentor.

Os líderes desistentes não consolidam histórias. Os líderes mentoreados conseguem ver o futuro e constroem histórias novas. Como diz o meu querido esposo, Apóstolo Renê: Os verdadeiros líderes não têm passado, têm história; não têm presente, têm conquistas. Os verdadeiros líderes vivem no futuro.

Ruth é uma personagem inteligente, mulher dotada de sabedoria, que consolida fidelidade a si mesma, ao mentor e ao futuro.

Essas três características descrevem, falam de uma personalidade saudavelmente consolidada, que fazem nascer uma geração de líderes inteligentes e de honra, e desatam a consciência de mulheres diferentes para fazerem a diferença. Elas serão reconhecidas como mulheres sábias em todas as geografias onde estiverem plantadas.

Apóstola Ana Marita Terra Nova

Nenhum comentário: